sábado, 28 de maio de 2016

Pequenos gestos

Já ouvi e li algumas vezes a seguinte pergunta: o que você faria se pudesse mudar o mundo?

Já ouvi e li respostas a respeito também. Assim como já as pensei.

Acabaria com a fome, com a desigualdade social, com o preconceito e violência contra a mulher, etc. Tantas coisas em larga escala que, num piscar de olhos, faria do mundo o lugar mais maravilhoso e fraterno de se viver.

Mas e o que temos feito para mudar realmente o mundo? Ora, o piscar de olhos mágico que citei acima não existe. Sendo assim, é preciso que tomemos consciência que passo-a-passo, de atitude em atitude, podemos causar esse efeito de mudança. Gradativamente.

Que tal começarmos com "bom dia", "como vai", "por favor", "com licença", "obrigado". Pequenas gentilezas que de tão simples parecem até tolas e dispensáveis, porém, que impactam de forma contundente quem as recebe. Experimente reparar com carinho as pessoas à sua volta. Note quando uma colega de trabalho corta o cabelo ou muda o penteado e elogie isso. À partir disto, você poderá provar com seus próprios olhos o poder de tornar o dia de alguém melhor, bem aí em suas mãos.

Ao invés de chamar o mendigo mal cheiroso de vagabundo, cumprimente-o e peça como se chama. Talvez você se surpreenda com a história por trás do odor. Ao invés de pensar que as pessoas mereçam o mal que lhes aflige, experimente desejar que coisas boas venham sobre elas.

São as pequenas atitudes que mudam o mundo diariamente. E essa mudança se efetiva - além do ambiente em que você vive - em você e seu modo de enxergar e amar a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário